Diadema contará com mais dois ônibus elétricos em Julho
A cidade de Diadema, na região do ABC Paulista, passará a contar com mais dois ônibus elétricos a partir de Julho. A medida vem após testes feitos com estes veículos no ano passado, seguido da efetiva operação de quatro ônibus no começo deste ano.
De acordo com a BYD, fabricante dos chassis dos ônibus, o modelo que entrará em operação é um D9A. O ônibus contará com a carroceria Millennium, da Caio Induscar. Os veículos operarão por aluguel pela Suzantur, empresa que opera os ônibus municipais de Diadema.
Ainda de acordo com a BYD, os quatro ônibus que operam atualmente fazem cerca de 800km/dia. Além disso, eles transportam em média 1700 passageiros diariamente na linha entre o Terminal Diadema e o Terminal Piraporinha. “Desde o início da operação, cerca de 70 mil pessoas já foram transportadas por esses ônibus”, disse o líder da operação da Suzantur em Diadema, Manoel Leal de Moura.
O chassis em questão comporta carrocerias de até 13 metros de comprimento. O equipamento conta com suspensão pneumática e freios ABD regenerativos, que aproveita a energia gerada nas frenagens e a transforma em carga para as baterias. “A eletrificação apresenta vantagens como a redução das emissões de gases de efeito estufa, com impacto na saúde pública na melhoria da qualidade do ar, além de vantagens econômicas de médio e longo prazo, em função do baixo custo de manutenção dos motores elétricos”, disse Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus da BYD.