Grupo Comporte vence licitação do Metrô de BH
O Grupo Comporte, conglomerado econômico que possui diversas empresas de ônibus no Brasil, venceu a licitação para concessão do Metrô de Belo Horizonte (BH). O grupo levou a concessão em um lance único.
A sessão ocorreu nesta quinta-feira (22). O lance foi de pouco mais de R$25 milhões. A concessão envolve a modernização da linha 1 do sistema metroviário mineiro. Além disso, o grupo vencedor deverá construir novas estações, tanto na linha 1 (na região do Novo Eldorado) quanto na linha 2, futura linha que deverá ser construída.
A promessa é de que os investimentos ao longo dos 30 anos de concessão cheguem na casa dos R$13 bilhões. No entanto, de acordo com o blog Plammurb, a maior parte dos investimentos acabará vindo do Governo Federal.
O grupo do empresário mineiro conhecido como “Nenê Constantino” atua no transporte intermunicipal e interestadual de passageiros há mais de dez anos. Ele é o controlador de empresas como a União, Penha, Itamarati e Piracicabana, por exemplo. Além disso, o grupo opera o VLT da Baixada Santista, em São Paulo.