Marcopolo fecha parceria para avanços em setor elétrico

Marcopolo fecha parceria para avanços em setor elétrico

A Marcopolo, fabricante gaúcha de carrocerias de ônibus, fechou uma nova parceria para avanços no setor elétrico. A empresa busca aumentar sua expertise no setor de ônibus elétricos, uma tendência da década.

Com sede no Reino Unido, a escolhida foi a Zenobē, que também tem operações nos Estados Unidos e Oceania. De acordo com a empresa, com a parceria, ela poderá adotar novas plataformas para gestão de eficiência energética em seus veículos. Uma das linhas de produção beneficiadas, por exemplo, será a do modelo Attivi.

Para o Diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo, João Paulo Ledur, a parceria traz avanços para que a empresa contribua com a redução da emissão de CO2 no transporte público. “A Zenobē é pioneira em soluções de eletrificação de frotas e carregamento inteligente. Ao utilizar sua expertise em soluções de carregamento de veículos elétricos, a Marcopolo estará bem-posicionada para desenvolver veículos elétricos que atendam às demandas de frotistas em todo o mundo”, disse.

A estratégia conjunta entre as duas empresas poderá possibilitar a fabricação de veículos com melhor consumo e armazenamento de energia. A Zenobē também tem atuação direta na operação transporte público elétrico em cidades do Reino Unido, uma vez que possui de uma frota de ônibus elétricos para aluguel.

Por outro lado, ainda na Europa, a empresa tem atuado na instalação de parques de armazenamento de energia excedente gerada por meios renováveis em empresas locais. A intenção é armazenar a energia gerada a fim de evitar a volatilidade nos preços da energia elétrica no continente.

Parque de armazenamento de energia da Zenobê, empresa que fechou parceria com a Marcopolo.
Parque de armazenamento de energia na Bélgica. Imagem: sustainable-bus.com

Regressar à página inicial