Curitiba testa ônibus movido a gás natural
A cidade de Curitiba, no sul do Brasil, está fazendo testes em um ônibus movido a gás natural. Os testes se iniciaram na última segunda-feira, e envolvem uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Scania. A ação visa avaliar indicadores de eficiência, como a redução na emissão de poluentes durante os 30 dias de testes.
De acordo com a Scania, o ônibus conta com o chassis k280, conta com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Ele tem um motor com 280 cavalos de potência. O ônibus, construído em parceria com a Compagas – empresa de economia mista paranaense – conta com oito cilindros de gás e autonomia de 300km.
Os testes ocorrerão na linha “Cabral x Portão”, que transporta mais de dez mil pessoas nos dias úteis, em seus 26km de trajeto. O motorista Juarez Gonçalves, que dirigiu o ônibus em sua apresentação, o elogiou. “O ônibus é muito silencioso e mais confortável tanto para nós motoristas quanto para os passageiros. Estou animado em começar a trabalhar.”, disse.
Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, comentou sobre a parceria. “Temos certeza que estes resultados serão de interesse comum a todas as empresas que atuam no transporte de passageiros da cidade”, comentou.